Sabesp suspende leitura de hidrômetros para elaboração de contas de água em Franca

Por Mariana Maritan, Do G7 Informe

31/05/2021 | 8h21

A Sabesp, responsável por captação e distribuição de água na cidade de Franca, informou que a leitura dos hidrômetros dos consumidores está suspensa até 10 de junho.
A medida é em respeito ao decreto de Lockdown, que vigora no Município no período.
Os serviços essenciais de captação e tratamento de água, e tratamento de esgoto, continuarão sendo feitos na cidade normalmente.
Os talões de água, serão emitidos para as casas que não passaram por leitura, com base no consumo da residência no mês anterior.
A leitura nos relógios serão realizadas posteriormente ao Lockdown.
Em se constatando prejuízo as casas, uma ratificação será posta na próxima conta de consumo.

A empresa ainda ressalta que seguem suspensos os atendimentos presenciais em sua agencia na cidade, para regularização e demais solicitações de serviços.
Desde março do ano passado esses atendimentos tem sido feito de maneira remota, através do site da companhia ou do telefone.
Isso continua, para resguardar a saúde dos funcionários e da população.

Reclamações
Populares de Franca tem reclamado nas redes sociais, e denunciado a Reportagem do Informe Franca, que os fornecimentos de água e luz estão sendo interrompidos no Lockdown.
Pessoas que estão inadimplentes estão recebendo cortes nos serviços, mesmo que a cidade tenha um decreto de funcionamento.
Pela lei Municipal em vigor, essas suspensões são ilegais.
Nem um serviço não essencial liberado, deve operar nesse período em Franca.
Isso inclue as equipes de corte, da CPFL Energia ou da Sabesp, que não podem fazer o corte nos fornecimentos.
Quem tiver os serviços suspensos deve solicitar a religação e efetuar a regularização, mas ainda pode procurar os órgãos de fiscalização da cidade para denunciar.