Servidora Municipal é denunciada por esquema de desvio de recursos em túmulos de Gravataí
Por Pedro Werner
Do G7 Informe
Porto Alegre – 14/11/2020 | 7h
Uma Servidora Municipal de Gravataí, no RS, foi denunciada pela Polícia Civil, por praticar desvio de recursos em um esquema criado por ela para obter vantagens financeiras.
A mulher, era fiscal de cemitérios na cidade e aproveitava-se disso, para arrecadar os recursos.
Em uma falha no sistema da Prefeitura, a servidora então se aproximava das vítimas de seu golpe, que precisavam adquirir túmulos nos cemitérios para enterrar seus entes
queridos.
A essas pessoas, ela informava que não existiam mais sepulturas para venda, mas que as pessoas poderiam pagar uma taxa de arrendamento por uma vaga.
O valor variava, e podia chegar a R$ 6000,00.
No sistema, a mulher colocava como se o jazido tivesse sido vendido, mas na prática o dinheiro não entrava nos cofres da Prefeitura, ficava para ela.
Além dela, outras duas pessoas que trabalhavam em empresas terceirizadas de funerais, também estão envolvidas e foram denunciadas no esquema.
Essas pessoas, faziam a apresentação das vítimas a golpista.
De acordo com o delegado que cuida das investigações, o esquema desviou mais de R$ 150 Mil dos cofres públicos, desde que estava sendo implantado.
A descoberta do golpe só foi possível, porque a polícia começou a investigar funcionários do cemitério central, em Gravataí, por conta de um incendio.
Alguns funcionários colocaram fogo em uma sala no local, em represália a demissões que ocorreram por parte da Prefeitura.
Quando os investigadores descobriram, que havia uma falha no sistema e alguém que estaria se aproveitando disso para aplicar golpes.