Imunização – Vacina contra Covid-19 será obrigatória em SP
Por Lívia Tomazelli
G7 Informe – 17/10/2020 | 7h
A vacina contra a Covid-19 será obrigatória a ser tomada, por todos os moradores do estado de São Paulo.
A afirmação foi feita pelo governador João Doria, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 16.
Doria disse que a vacinação é o único combate eficaz contra o Coronavírus, e enquanto as pessoas não forem imunizadas a pandemia vai prosseguir assolando São Paulo e o Brasil..
O governador espera que a partir de dezembro, a população comece a receber as doses da Coronavac, vacina chinesa que está sendo testada em São Paulo com eficácia e sucesso até aqui.
Para que o processo de imunização seja iniciado, o governo de São Paulo espera uma liberação da Anvisa para o uso da droga.
A liberação está em fase de análise o que deve durar 60 dias.
Doria disse que confia na autonomia da Anvisa para aprovar a Coronavac, e continuar prestando papel relevante na ajuda e combate a doença no Brasil.
O governador defendeu, que o Ministério da Saúde estenda para todo o Brasil, o uso da vacina e que seja obrigatório.
As únicas exceções em São Paulo serão as pessoas que apresentem atestado médico, que informe que são alérgicas a algum componente da vacina.
O Presidente Jair Bolsonaro, reagiu as declarações do governador nas suas redes sociais a noite.
E disse que, o Ministério da Saúde vai disponibilizar a vacina para as pessoas, no momento oportuno e sem obrigatoriedade.
Bolsonaro tem defendido, que a vacina não seja obrigatória, ainda que tenha sancionado uma lei neste ano, que diga que o governo deve tomar todas as medidas necessárias para combater a Covid-19 no país.