Olho no Poder – STJ julga Witzel nesta quarta e define futuro político do governador do Rio
Por Ester Marini
O Superior Tribunal de Justiça, julga nesta quarta-feira, 2, o futuro político de Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro.
Ele foi afastado de suas funções por 180 dias, no último 28 de agosto, por uma decisão monocrática de um Ministro do STJ.
A sua defesa, contestou o afastamento que agora será julgado pelo colegiado especial do Tribunal, formado por 15 dos 33 Ministros que compõe a Corte.
Eles são os Ministros mais antigos, especialistas em julgar pessoas como governadores com foro especial.
Entre os 15 Ministros que participarão do julgamento, 3 declararam-se impedidos de participar do julgamento.
Por isso, foram convocados 3 substitutos.
A previsão é que o julgamento ocorra, no período da tarde.
No STF, corre um recurso da defesa de Witzel, contra seu afastamento e o processo de Impeachment, que ele enfrenta na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira, o Ministro Dias Toffoli, Presidente do STF, solicitou informações do Ministério Público sobre as operações que envolvem o governador afastado.
Wilson Witzel, é acusado de criar fundos de propina com contratos da saúde, especialmente durante a pandemia do Coronavírus.
O governador, Secretários de governo e até o vice, são investigados na operação.
Na sexta-feira, 28 de agosto, além de afasta-lo do cargo, o STJ determinou busca e apreensão em sua casa, na sede do governo, na residência do vice-governador que assumiu o
estado interinamente,
e no escritório de advocacia da mulher de Witzel.
O governador vem reiterando que é inocente, e que as ações foram orquestradas pela PGR, com o apoio do Presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, de quem Witzel é desafeto.